sexta-feira, julho 15, 2005

SYSTEM 7

Na longa fermentação de ingredientes que se irão cristalizar num estilo de música enquanto categoria independente, há uma constante adição de contributos que vão influenciar o seu resultado final. Os System 7 são um dos mais importantes para a contrução de uma sonoridade independente, de semblante psy-trance, que teve, nos seus primórdios, a banda de Steve Hillage como uma das suas bússolas mais importantes. Steve era um músico com um passado que remontava ao rock progressivo dos anos 70 que recriou atrvés dos Gong, e passou a década de 80 enquanto músico a solo de contrato firmado com a toda-poderosa Virgin. Com o início dos anos 90, Hillage juntou-se à electrónica dançante, motivado por Dr.Alex Paterson, Dos The Orb, que tocou "Rainbow Dome Musick" (tema de Hillage), num gig no club londrino Haeven, numa noite em que o autor lá se encontrava. Os dois tornaram-se amigos e Paterson encorajou-o a gravar temas que seriam a basedo projecto System 7, um colectivo de músicas orientado por Steve Hillage, que em cada nova gravação trazia diversos talentos ao seu estúdio.
Este álbum dos System 7 é, à imagem de época em que foi editado, um híbrido onde cabem elementos que, mais tarde, se iriam separar para formar gèneros independentes e onde se deslumbram já no horizonte as melodias em profundidade, uma costrução serpenteante entre a estimulação mental e o fulgor rítmico 4/4, um certo experimentalismo, filtros, efeitos e samples ácidos, que se tornariam manobras frequentes no psy-trance dos anos 90.
Com a livre expressão musical que é sinónimo da inexistência de mercados segmentados, este disco System 7 , com o seu devido enquadramento contextual, é uma oportunidade para descobrir as pegados que desbravaram o caminho até se chegar ao psy-trance actual.
TEN RECORDS 1991
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us