sexta-feira, setembro 30, 2005

DJ EMOK na 1º pessoa


"Quando comprei o meu primeiro disco de psy-trance, "Order Ondonata", da Dragonfly, tudo mudou! Ainda hoje o oiço em casa, mas o trance mudou as minhas atitudes, e as pessoas devem mudar a sua mentalidade se querem fazer parte da cena, porque o nosso movimento não é acerca de violência ou desrespeito. Pessoalmente, dei a minha visão ao movimento, abrindo uma editora, a Iboga, e iniciando a difusão de uma sonoridade mais progressiva, que era diminuta há alguns anos atrás, e que no início as pessoas não percebiam ou gostavam; queriam sempre algo forte, mas hoje vejo cada vez mais adesão e o público está a abrir os seus gostos, o que me faz entender que há actualmente maior abertura a novas dimensões no trance. No entanto, adeptos de progressive e de full-on ainda teimam em não gostar da música uns dos outros, o que não é positivo para todos. Por isso, a Iboga e a Digital Structures decidiram fazer uma nova compilação, "Cross-Link", fundindo ambos os estilos, full-on vs progressive, com participação de Pixel, Sub6, Tristan, Orion, Wizzy Noise, Atmos, Son Kite, FREq, Antix, Ticon, Phony Orphants, Vibrasphere, entre outros, para acabar com as divisões! Esperem por isso... Tencionamos editar ainda nos próximos meses álbuns de Frogacult, Antix, FREq e Phony Orphants, novos volumes "Floating Point", e colectâneas para o dance floor como a Playground e outras surpresas, uma das quais por James Monroe. Assim, posso dizer que temos boas novidades para o movimento de forma a criarmos um panorama positivo e criativo".

quinta-feira, setembro 29, 2005

V/A "Imagination"

Colectânea dentro do campo ambient/chill-out, onde algumas recorrências ao trip-hop, aos Tosca, ao Dub e ao trance-ambient ganham forma com projectos como Ikou, Cydata, Sonic Clothing ou Swift. Boas perspectivas para a editora alemã Mind Sound Records.
Estreia da editora israelita Dance'N'Dust, com uma compilação organizada pelo DJ Asherun e onde várias vertentes de trance se fundem, como a progressiva /com Son Kite, Vibrasphere e Ticon), psicadélica (no tema de Synchro) ou full-on (conferir Zen Mechanics). Bom retrato panorâmico das sonoridades para experiências trance no dancefloor.
Álbum a solo de Benji Vaughan sob o pseudónimo Prometheus, que já se tornara conhecido com os Process (com Sean Williams), Citizen Kaned (com Nick Doof), Cyber Babas (com Raja Ram) e Younger Brother, com Simon Posford. Disco assumidamente para o dance floor ao estilo da editora Twisted, com inúmero filtros e loops metálicos, onde uma composição inventiva confere grande flexibilidade aos temas, que abomiram a previsibilidade. pPuro psy-trance!

DJ's PREFEREM CD's

Já se adivinhava, mas agora há um estudo a comprová-lo. Segundo uma sondagem realizada a nível europeu pela empresa de analistas de marketing DTC, os leitores de CD's são actualmente a ferramenta favorita dos DJ's para misturar, revelou a revista britânica "IDJ", 84% dos DJ's inquiridos responderam que tinham CD decks, enquanto 70% declararam ser proprietários de gira-discos. Entre os principais motivos da preferência, os inquiridos apontaram as possibilidades de looping e cueing oferecidas pelos leitores de CD's, assim como o facto de os DJ's poderem lever imediatamente para clubs os seus próprios edits e remisturas. O inquérito foi realizado com a colaboração de 400 clubs e DJ's europeus.

JAMES MONRO "Battered/Deeper"

É o regresso às edições de um dos melhores DJs do mundo, fundador da Flying Rhino e ex-membro de projectos como 4D, Technossomy ou Stoop & Fidget. Desta vez com o suporte da Flow Records, o inglês James Monro deixa-nos dois temas na sua habitual toada hipnótica, em balanço groove e com bastante potencial para se integrar em excitantes sets matinais.

segunda-feira, setembro 26, 2005

DJING VS PIRATARIA - Tocar discos em espaços públicos: o que diz a lei


EM QUE MEDIDA É QUE SE PODE TOCAR NUM BAR OU NUMA DISCOTECA A CÓPIA DE UM CD ?
Não se pode. Alei diz que a "execução pública de fonogramas" (fonogramas abrange CD’s, cassetes, etc) tem de ser feita a partir de originais. Não basta invocar que se tem o original em casa. O original tem de estar sempre fisicamente presente, em defesa de quem está a pôr música e em defesa do proprietário do espaço público.

A "LEI DA CÓPIA PRIVADA" NÃO PERMITE CONTORNAR ESSA DIFICULDADE ?
Não. A lei da cópia privada autoriza fazer-se uma cópia de um CD original como protecção, para ouvir no carro, transportar. Etc... A cópia é permitida para impedir que o original se estrague. Mas isso só é válido no âmbito do uso privado. Quando há execução pública, num bar ou numa discoteca por exemplo, o DJ não pode usar essa cópia privada. Tem de usar o original.

QUEM VERIFICA O CUMPRIMENTO DA LEI E EXECUTA AS ACÇÕES DE INSPECÇÃO ?
São os inspectores do IGAC (Inspecção Geral das Actividades Culturais). O IGAC depende do ministérios da Cultura, o qual tem a tutela das questões de direitos de autor. As acções de inspecção do IGAC são frequentes nas feiras. Por vezes ocorrem em bares e discotecas.

O QUE É QUE PODE SER APREENDIDO NO ÂMBITO DE UMA ACÇÃO DE INSPECÇÃO DE IGAC?
A lei diz que se o DJ estiver a tocar cópias, são apreendidas todas as cópias e até mesmo a aparelhagem. Isto porque em termos penais, é apreendido tanto o que está em infracção (as cópias) como aquilo que é utilizado para cometer a infracção (a aparelhagem). Na prática, acontece raramente ser apreendida a aparelhagem. Para isso acontecer, a quantidade de CD’s copiados terá de ser substancial. As cópias são, no entanto, sistematicamente aprendidas.

TOCAR MÚSICA NUM ESPAÇO PÚBLICO A PARTIR DE CD’S GRAVADOS É TÃO GRAVE COMO VENDER CD’S PIRATAS ?
O crime praticado é o mesmo. É um crime que vem no Código do Direito de Autor e que se chama "crime de usurpação ou aproveitamento de obra usurpada". Trata-se, à luz da lei, do mesmo crime porque em ambos os casos, não houve cedência dos direitos por parte dos autores da obra. Por outras palavras, não houve autorização dos autores ou dos editores para se fazer uma cópia. Em ambos os casos estamos a falar de cópias sem autorização. Na prática, a pena pode variar. Em julgamento, é geralmente considerado mais grave vender cópias do que executar (tocar) cópias.

E SE O CD FOR DE UMA FAIXA AINDA NÃO EDITADA (UMA PRODUÇÃO MINHA OU DE OUTRO PRODUTOR), É ILEGAL TOCÁ-LO NUM ESPAÇO PÚBLICO ?
Em princípio não há nenhuma ilegalidade em tocar uma faixa que ainda não foi editada, desde que exista uma autorização por parte do autor dessa faixa. Mas por outro lado, o suporte da faixa continua a ser um CD gravado, logo susceptível de ser apreendido. Convém portanto que esses CD’s com faixas ainda por editar estejam devidamente identificados. Isso permite que, havendo uma acção de inspecção, se possa fazer uma audição in loco para verificar se o conteúdo corresponde à identificação. Se se verificar que as faixas são realmente originais não editados, então a presença desses CD’s não constitui crime, não havendo apreensão dos mesmos.

É PERMITIDO TOCAR NUM ESPAÇO PÚBLICO FAIXAS DIGITALIZADAS (EM MP3, POR EXEMPLO) A PARTIR DE UM COMPUTADOR ?
É legal desde que se consiga verificar que a presença da música no computador vem de um download legal, feito a partir de sites oficiais de venda de música online (em que o preço do download inclui os direitos da música). Mas se o download for ilegal, como tantas vezes é praticado, então também não é legal "executá-lo publicamente", isto é, tocá-lo em público. Nesse caso, se houver uma acção de inspecção, o computador é imediatamente apreendido.

O QUE É QUE ACONTECE DEPOIS DA APREENSÃO ?
Depois da apreensão de CD’s e/ou aparelhagem/computador, o processo é enviado para o tribunal. O tribunal faz um inquérito e ouve os depoimentos que considerar necessários. O caso vai então para julgamento , se o tribunal assim o entender. O crime de "usurpação ou aproveitamento de obra usurpada" prevê uma pena até 3 anos de prisão. Na prática, quem cometeu o crime costuma ser penalizado com coimas, cujo valor dependerá da sensibilidade do juiz e da quantidade de CD’s apreendidos. Até agora, as coimas têm variado entre centenas e milhares de contos-para falar ainda em escudos.

Fonte: IGAC

sexta-feira, setembro 23, 2005

V/A "Zoom"

Zoom é um festival que ocorre depois da Street Parade de Zurique, na Suíça, um dos países que têm sido referenciados nos últimos três anos como um dos mais apetecíveis pontos para eventos na Europa. Nesta compilação de DJ Stromi podemo-nos aperceber do espírito do evento através de temas de nomes como SBK, S-Range, Haldolium, Element ou Shakta.

HAPPY PEOPLE MUSIC 2001

AURAL PLANET "Acoustic Plantation Releases"

Um quarteto da Polónia que faz música para jogos de computador foi a descoberta da Flow Records em 2004 para o seu catalogo de chill-out. Paisagens sonoras cândidas e suaves, melodias pairantes, música orgânica para ambientes relaxantes e bons momentos para os intervalos das festas...

FLOW RECORDS 2004

V/A "Floating Point"

A caminho do downtempo, encontramos a primeira série de uma compilação a cargo da Iboga para uma deliciosa intimidade. Com ritmos que alumiam qualquer estado de espírito, buscamos o dub, os momentos melosos, simples e profundos que Fabel, Jules Verne, DMT ou Puff Dragon nos dispõem. Um prato delicioso, sem pseudo-sentimentalismos chill-out, que cabe na prateleira de qualquer amante de boa música.

IBOGA 2004

Sangue Novo

Integrado na mais recente compilação "Feel The Force", da Spectral Records, Tryambaka tem sido também apontado como um dos nomes a reter no futuro do psy-trance nacional.
De ascendência musical e neo-clássica, com influência nos ominipresentes Infected Mushroom, o segundo capítulo de "Sangue Novo" foi até ao compositor de "Filth".

quinta-feira, setembro 22, 2005

.:: @ NiGhT GaRdEnS @ ::. By Good Trance

Grândola Open Air
01 Oct 05 22:00h
02 Oct 05 22:00h

Live :
Safi Connection
-> .*Spliff Music - Isr
Liquid Phase -> .*Spliff Music - Isr
Liquid on Safi -> .*Spliff Music - Isr
Tube -> .*Chemical Crew - Isr
Theoreme -> .*Arcadia Music - Jap
D-Tek -> .*Maia Records - Mex
Mexican Trance Mafia -> .*Maia Records - Mex
Unreal -> .*Factory of Dreams - Pt
Ajax -> .*Good trance -pt

DJs :
Safi
-> .*Spliff Music - Isr
Yaniv -> .*Spliff Music - Isr
David Durst -> .* Maia Records - Mex
Organic Confusion -> .*Good Trance - Pt
Kamala -> .*Good Trance - Pt
B.Logic -> .*Good Trance - Pt
Suria Namascar -> .*Goa Goblins -Pt
Projecto-Organico
Vj by Pedro F2
Vasco da gama - A2 Sul - Sair na Saida
N10 (Beja Ferreira)
Depois das portagens (5 min)
seguir em direcção a grandola - segue as setas
20€
48.000 W of sound power
Mais Info: goodtrance.com

quarta-feira, setembro 21, 2005

RESPECTA FESTIVAL

Evora - Aviz
6-7-8-9 OUTUBRO


Live :TRANCE AREA
Suria ( Dejavu rec.)
D_Maniacs ( Ecliptica / Swing )
Psilocybe project ( UTA / BuddhaMantra ) PT
Ergonomic ( Tribo do Som ) PT
Chand Ka Tukra ( U.T.A. / Magic Sun / BuddhaMantra ) PT
Shri_Yantra ( buddhamantra ) PT
Shakri ( buddhamantra / Psylosophy ) PT
Dj Sets : TRANCE AREA
Otiram ( Moonbat ac / QuarkAgency )
Mustapha ( Psygathering / Moonblast prod )
Juggler ( Chaishop.com / QuarkAgency )
D_moon ( Moonbat ac / Moonblast prod )
Fun_gas ( Astrologic / Swing )
Kundalini ( Trancephorm )
In_sane ( Swing )
DJ Kuntact ( Moonblast prod ) PT
Voltz ( Decibel prod ) PT
DJ Chand ( U.T.A./Magic Sun/BuddhaMantra ) PT
Piranha ( Decibel prod ) PT
Spread ( Digital human allied crew )PT
Psydelik ( Decibel prod ) PT
Jardik. PT
Makana. PT
Astra. PT
Cosmix. PT
Divinorum. PT
DTL. PT
Tripreport. PT
Respect. PT
___________ HOUSE AREA____________
Dj sets :
Dj Luis Leite
Dj Tó-Zé Diogo
Prowler vs Well Wisher
Paulo Castel-Branco aka Mr. Orange
Esponja
Badouxa
C.R. Project
Dina
Peter F.
Java

Deco :
RESPECTA & FRIENDS and MARY JO
Indicações :
De Lisboa :
Apanhas a A6 para Évora /
Depois de chegares a Évora segues para a rotunda de aviz/
Depois é so seguir as setas
Do Algarve :
Apanhas a A2 sais na saída pra Beja /
apanhas o ip2 em direcção a Evora
segues para a rotunda de aviz/
depois é so seguir as setas
25 € - 3 DIAS
10 € - 1 DIA
7.50 € - 1 DIA ESTUDANTES
20 € - 3 DIAS ESTUDANTES
Info: 934567799 / 266733712 / 918550397

4º aniversario astrologic

Pontével Cartaxo Indoor
07 Oct 05-23:00h
08 Oct 05-12:00h




Live :
Tryambaka
D_Maniacs
DJs :
Logic
Fun_Gas
D_Man
In_Sane
Astro


Deco Astrologic Multimedia

Rota: do norte e de lisboa - A1 saida em Aveiras -na
rotunda seguir direccao do Cartaxo - virar na saida a
direita para Pontevel - seguir setas - boa viagem
10€ / casais 15€ / brinde de aniversario 50% desconto nas entradas até a 01:00h


Hotline: 963415514
Mais Info: astrologiccreations.org

terça-feira, setembro 20, 2005

HAPPY MINDS Presents

Torres Novas Open Air
15 Oct 05-23:00h
16 Oct 05-20:00h


Live :
Sesto Sento (Com.pact Recs) Israel
Bizzare Contact (Com.pact Recs) Israel
Phonic Request (Mahogany Recs/Parvati Recs) França - 1º vez em Portugal
Quantum Leap (Kadgila Recs/Quark Agency) Portugal
Shangri (Happy Minds) Portugal - Apresentação de novo projecto
NeuroBrain (Happy Minds) Portugal - Apresentação de novo projecto
Baraka (Happy Minds) Portugal - Apresentação de novo projecto


DJs :
Sesto Sento (Com.pact Recs) Israel
Didi Ezra (Com.pact Recs) Israel
Ruod-Rik (Mahogany Recs) Portugal
D-Vision (Utopia Recs) Portugal
Digital Phoenix (Fractal Vision) Portugal
Vajra (Buddha Mantra) Portugal

Chillout Zone
concertos de DUB/REGGAE durante a noite com a participação de:
GanjaMind/GaianMind Artists (Portugal)
MadJoe (Portugal)
Live Act: Yonilinga (Spectral Recs) Portugal
Dj's:
Boddhisattva Vs K-Pax (Union Prod/OOD Recs)Portugal
Xamã (Happy Minds) Portugal
EntheoX (Intase) Portugal
Atman (Portugal)
Ariadne (Portugal)
Decor & Vj by Datagrama
No centro de Portugal
Entrada: 20 goas
Parque de estacionamento vigiado, fruta fresca grátis pela manhã.
Animação circense, espectáculos de fogo, psynema, laser show & light show.
Àgua - 0,50€
Cerveja - 1€
Sumos - 1€
Coca-Cola - 1€
Sangria - 1€
Vinho - 0,50€
Bebidas brancas - 2€
Sandes - 1,5€
(Queijo, Fiambre e Mistas)Tostas - 2€
(Queijo, Fiambre e Mistas)Pão com chouriço - 1€
Bifanas - 2€
Bolos - 1€
Pizzas - 2€
Salada de Fruta - 1,5€
Comida vegetariana e biológica

sexta-feira, setembro 16, 2005

A REVOLUÇÃO DIGITAL CONTINUA...

A Native Instruments acabou da lançar a versão 2.6 do conceituado software TraktorDjStudio. Como principal novidade nesta versão está a compatibilidade completa com o novo Stanton Final Scratch 2.0, o melhor controlador Mp3 disponível no mercado.
A versão 2.6 é gratuita para os utilizadores do TraktorDjStudio 2.5, e inclui suporte para novos formatos como Ogg Vorbis, Flac, entre outros. Agora é também possível a entrada directa de fontes de gravação, como microfones, no programa. Outra grande novidade é o streaming em tempo real para a internet, que passa a ser possível também a partir do programa.
Ao adquirir o Final Scratch 2, o TraktorDjStudio já vem incluído. www.nativeinstruments.com

V/A Feel The Force

Menog tem deixado a sua marca no movimento psicadélico nacional sendo já uma das suas exportações principais. A editora Spectral Records, que comanda, lançou uma nova compilação onde podemos encontrar nomes consagrados como Phyx ou Shift juntamente com a prata da casa - Tryambaka, Menog, Khopat ou Spectra - numa ponte criativa entre Portugal e África do Sul.
No final uma exclamação: apoiem a produção nacional!

IBIZA: É PROIBIDO FUMAR!

O Verão 2005 vai ficar marcado na história como o primeiro em que é proibido fumar dentro de restaurantes, hotéis e clubs em Ibiza. Muitos Superstar DJs e fumadores foram apanhados de surpresa com esta medida imposta pelas autoridades no passado dia 11 de Julho em todas as Ilhas Baleares.
Por isso, já sabem, se forem fumadores a caminho da Ilha Branca preparem-se para fumar apenas em espaços abertos.

quinta-feira, setembro 15, 2005

RAVES NA MURALHA DA CHINA DÃO CONFUSÃO !

O mais importante jornal chinês, o "The China Daily", está em pé de guerra com os ravers por causa das festas realizadas no monumento simbólico da República Popular da China, a Grande Muralha. O "The China Daily" acusa os participantes da festa de desonrarem a santidade do local com "festas movidas a álcool e drogas". Numa festa recente na Grande Muralha, a "Wild Dancing Party", as cerca de mil pessoas participantes deixaram para trás muito lixo e, segundo o jornal, algumas até terão urinado na Grande Muralha. De recordar que a Grande Muralha da China tem sido um local bastante usado para festas nos anos mais recentes.

ANTIX "Twin Coast Discovery"

Antix Produtores da Nova Zelândia de progressive trance, com um estilo matinal e positivo. "Twin Coast Discovery" Basiado na experiência visual de viajar na estrada que liga o Oeste ao Este da paradisíaca Nova Zelândia, o trance dos Antix explora-se por várias vias sem fundamentalismos.
Iboga editora dinamarquesa aliada a tributos como positividade, humor, fusão, despreconceito, atmosférico, levanos a manhãs idílicas ao ar livre!

V/A Inner Vision mixed by Paulo Lopes

Há no mundo dos sons uma magia que poucos poderão explicar pela forma como consegue despoletar nos nossos sentidos formas, mensagens, sensações e descargas emocionais que nos impelem, como um íman, à música. O DJ Paulo Lopes poderá ainda sentir mais profundamente o universo dos sons do psicadalismo trance pois, além de privado da visão, assumiu a vocação de pugnar por espaço alternativo e periférico para que esta música se desenvolva desde que começou a sua ligação ao movimento trance em 1990. "Ineer Vision", o CD lançado no Brasil e que agora chega até nós é a personificação de uma atitude, um espírito que tem sido fomentado ao longo dos anos entre Portugal e Brasil (onde Paulo reside metade do ano), entre as festas nacionais que incentivou desde o início a um crescimento qualitativo até às praias da Bahia onde ajudou a enriquecer o Brasil em trance.

São onze temas que passam por Digital Talk, Suria, Mental Spark, Hyper Frequency e nos levam até uma curiosa e inventiva colaboração entre Menbrana (projecto de DJ Migas) e Mukumba Umburra. Ainda há espaço para uma alternativa em que a intencidade psicadélica não se perde pela demagogia do primado da dança sobre a mensagem mental. Sempre único, Paulo Lopes deixa-nos mais um rasto da sua via psicadélica.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us