quinta-feira, setembro 09, 2004

UMA HITÓRIA DE SHIVA

O estudo do Simbolismo Hindu guia a mente em direção a Verdades Eternas, por meio das quais a sabedoria da Índia vem fluindo por séculos e séculos, através de histórias e fábulas representadas na dança e no drama, retratadas em pinturas e esculturas, induzindo o homem a seguir o modelo de vida que o indica a Eterna Felicidade.”Livro “Simbolism in Hinduism” - Cinmaya Mission Trust).

Na Tradição Védica (Hinduismo), Shiva é visto como um dos pilares da Trindade Hindu: Brahma - o Criador, Vishnu - o Preservador, e Shiva - deus da transformação profunda, deus da destruição para uma renovação, responsável pela dissolução da Criação. Naturalmente, a Trindade só executa suas funções com a parceria de suas devis ou Mães Divinas: Sarasvati - o Conhecimento para criar, Lakshmi - a Prosperidade para manter, e Parvati ( ou Durga) - a Matéria para ser transformada.
No Tantra, Shiva é o próprio Criador, opoder manifestador, o soberano de tudo. Unido a sua Shakti (a força da manifestação das formas), Durga - a Mãe do Universo, Shiva, além de criar, mantém, sustenta e transforma a Criação. Shiva não existe sem Shakti, nem Shakti sem Shiva. Contam os Shastras, que certa vez Shiva meditava no Monte Kailasa onde residia com Parvati. Querendo brincar com Ele, Parvati foi lentamente se aproximando e colocou suas mãos sobre os olhos de Shiva, como uma venda. Imediatamente, todo o Universo mergulhou em escuridão e dissolução, amedrontando Parvati. Mas, quase instantaneamente, surgiu no centro da fronte de Shiva imensa luz, como um sol, formando o Terceiro Olho de Shiva, e logo a vida voltou à Terra.
A matéria (Parvati, a Criação) não existe sem a sua essência (Shiva=Parabrahman), seu suporte, sua natureza. Muitas vezes, a matéria, pode obscurecer o verdadeiro sentido e verdade da Criação e, portanto, de nós mesmos individualmente. Mas, se estivermos atentos (Ajña Cakra, o 3º Olho) e firmemente estabelecidos na busca do autoconhecimento, certamente e rapidamente retornaremos ao nosso equilíbrio e ao nosso objetivo.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us