segunda-feira, junho 20, 2005

GOA TRANCE

Goa Trance - Goa trance é um estilo de Trance psicodélico, que surgiu em Goa, mas agora é tocada em todo o mundo. Espalhado por Djs viajantes, este é um dos mais cosmopolitas gêneros da dance music. Embora muitos dos atuais apreciadores do estilo nunca estiveram em Goa, os termos "Goa Trance" é hoje um rótulo conveniente para o estilo Trance psicadélico. Goa é techno inteligente para alienígenas! Goa Trance, na atmosfera certa (por exemplo: em uma Rave), pode transportar qualquer um para um outro lugar, onde tudo é felicidade, êxtase, alegria. É espiritualismo em forma de música. No início existia o ritmo. Com o passar dos séculos, o ritmo evoluiu e a música tornou-se mais e mais complexa. Goa Trance, na minha opinião, representa o ápice da evolução musical - o genuíno som do próximo milénio. Melodia, groove e cyber psicadelia - o espirito do Trance. Goa é a mais psicodélica e delirante música de hoje. Goa visa a elevação do corpo, cabeça e mente para fora da dimensão que está ocupando actualmente. Goa é um transe psicodélico e o mais fácil caminho para entrar em transe sem drogas. Goa transmite energia para o ouvinte e, é evidente na reacção daqueles que ouvem. Goa Trance é um novo planeta. Goa Trance é um estado de espírito.

O "Psychedelic Goa-Trance..."Para começar, eu gostava de dizer que estou a usar os termos "Psychedelic Trance" e "Goa-Trance" para o mesmo tipo de música. Mas, o que é realmente Goa-Trance? Porque o Goa-Trance veio do New Beat, Gótico, New Wave, Industrial, Electro, Detroit & Psychedelic Rock, ele tem um som único que é mais complicado que a maioria das outras vertentes de dance music. Eu não posso dar uma definição para PsyTrance simplesmente porque não existe tal definição! O Psytrance é muito mais que uma simples palavra. O que posso dar são algumas informações técnicas sobre ele. O tempo da música é geralmente por volta dos 8m30s, mas pode ser entre 6 a 12 minutos também. -A batida é geralmente 4/4 e entre 135-150 BPM... Às vezes mais lenta raramente mais rápida (quem produz sabe do que estou a falar...). -Na música há um constante uso de estranhos e psicodélicos sons, o que dá uma estranha atmosfera. Muitos são melódicos. -Os baixos são mais profundos do Trance normal ou do Techno. -A combinação disso tudo torna a música muito boa para bombar, viajar ou só para sentar e ouvir... Bom, antes que eu me esqueça, tem o "Psychedelic Ambient", que é um Psy mais suave, ótimo para relaxar, ouvir em casa, ect.De certo modo o Psy pode ser parecido com religião para uma pessoa religiosa, mas ainda é diferente. Não há letras, mas ainda assim a música passa mensagens que nos direciona o modo como pensamos, vemos e vivemos. Não te diz o que pensar, mas como pensar. É mais como um modo de vida, como yoga para os yogies. No Psy não existem factos que nos são empurrados, mas ideias abstratas que podem te influenciar. É isso que te permite pensar no que quiseres, interpretar á tua maneira, mas ao mesmo tempo te guia. O Psy-trance não controla ninguém, é apenas um filtro em que podemos ver o mundo através de uma cortina aberta, ou melhor, uma janela para uma nova visão de tudo.
PsyTrance - Existe vida em tudo que olhamos, e onde há vida, há evolução. Evolução afeta não somente formas físicas de vida mas nos comportamentos, e o Homem tem certamente desenvolvido sociedades e culturas complexas através dos milénios. A música também vem evoluindo constantemente. Agora vamos voltar um pouco no tempo, anos 60 para ser mais exato, e nos lembrar de um lugar chamado Goa, na Índia. No final dos anos 60, Goa tornou-se um pico para hippies, "rock stars", viajantes, e várias pessoas atrás de aventura que vivia sobem à antiga máxima do "sexo, drogas e rock and roll". Embora a "fábula" de Goa tenha diminuído drasticamente no final dos anos 80, um grupo de hard-core americano e europeus permaneceram por lá. No começo da década de 90, as pessoas em Goa descobriram os maravilhosos efeitos da "Acid Music" e começaram a desenvolver e incrementar esse estilo. Os primeiros a fazerem isso foram Goa Gil (considerado O GURU do Psy, um hippie vindo de São Francisco), Raja Ram e amigos, que viviam em Goa e experimentavam vários estilos musicais para dançar desde o final dos 60. Enfim, nos anos 80 ainda não existia o Trance. Começava-se a escutar Techno, muito antes de ser considerado "cool" ou mesmo ter esse nome. Enquanto isso na Inglaterra, o que sacudia o pessoal era o Acid House. Ao mesmo tempo bombava a "Disco" em Detroit e por causa dos hippies, ainda restavam influências psicadélicas herdadas das músicas dos anos 70 (Pink Floyd foi um grande experimentador desse estilo). Todos esses estilos e experimentos misturados acabaram formando um novo tipo de música. Desde então esse tipo de música começou a ser chamado de Goa-Trance.

Trance - O trance tornou-se um dos mais populares estilos de música electrónica nos últimos anos, sendo tocado desde raves específicas para este estilo até clubes mais comerciais. Tendo se inspirado na Acid house e no techno de Detroit, o trance surgiu com força total na Alemanha e Bélgica, tendo como característica principal a ideia de transe em que o ouvinte entra embalado pelas linhas de sintetizador repetidas ao longo das batidas da música, sempre com inspirações psicodélicas. O trance se divide em várias ramificações, de acordo com pequenos detalhes em sua estrutura. O Goa-Trance e o Israeli Trance, por exemplo, possuem mais características de world music, enquanto o Psy-Trance tem no espaço-sideral e na percussão diferenciada a sua marca.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us