quarta-feira, abril 06, 2005

DROGAS - Tudo o que há de novo!

As grandes novidades no que toca a consumo de drogas são spays que contem diferentes pricípios activos (solventes e outros) e que dão uma sensação semelhante aos velhos poppers.
O consumo mais ridículo dos últimos tempos é mesmo o spray para limpar cabeças de vídeo que se vende em qualquer loja da especialidade.
Haja paciência! Com tanto laboratório ilegal a produzir designer drugs, drogas sintéticas com uma acção objectiva, qual é a necessidade de inventar estes consumos? É que do mal o menos, sobre drogas sintéticas já existe bastante informação disponível sobre os seus efeitos e perigos, agora ninguém está à espera que se vá "snifar" um spray que serve para limpar cabeças de vídeos. É o que se chama de consumo pouco (ou masmo nada!) informado.
Outra nuvidade prende-se como aumeno do consumo de 2CB, um químico de família de MDMA que tem pouca disponibilidade no mercado mas cuja procura tem aumentado significativamente.
A "droga" mais consumida continua a ser a ganza, em segundo lugar continua o ecstasy e em terceiro a cocaína. Apenas os ácidos, que em 2002 estavam "empatados" com a cocaína, perderam terreno provavelmente devido ao facto de as festas no campo terem diminuído consideravelmente nos últimos anos. A crescer nos hábitos de consumo estão outras drogas como a quetamina e o 2CB.
Em termos de números de mortes associadas ao consumo de ecstasy, pouco se alterou. O "Relatório Anual" da OEDT (Observatório Europeu das Drogas e da Toxicodependência) afirma o seguinte: " Embora os óbitos associados ao consumo de ecstasy suscitem bastante preocupação junto da opinião pública, são relativamente raros, quando comparados com os óbitos associados ao consumo de opiáceos, apesar de o ecstasy ser muito mais comum", facto que deve dar que pensar aos jornalistas histéricos que tratam as drogas sintéticas como se fossem o primeiro cavaleiro do Apocalipse. Outra afirmação importante e que deve dar que pensar, desta vez aos promotores de espectáculos e gerentas de clubs. Embora as reacções adversas ao ecstasy seja aparentemente imprevisíveis, seria possível evitar algumas mortes com adopção de medidas relativamente simples (por exemplo, o fornecimento de água) em discotecas e festivais.
Em conclusão, o consumo de drogas é mau e origina problemas a médio e longo prazo de saúde e sociais mas a "politica de avestruz" dos diversos organismos de Estado e da sociedade em nada contribui para que se possam reduzir com eficácia os riscos do consumo de drogas.
Talvez seja hora de adoptarmos uma visão mais realista e mais humana. Pensem nisso.

LSD
O LSD é a abreviatura de d-lysergic acid diethylamide, o nome científico de um químico sintético produzido a partir de um alcalóide, a ergotonina, substância produzida por um fungo do centeio. Foi sintetizado pela primeira vez em 1938 e a sua acção psicoactiva foi descoberta em 1943.
Tornou-se uma droga popular nos anos 60, no famoso movimeno hippie, e foi ilegalizada em 1967.
Encontra-se sob variadas formas: pequenos quadrados de papel, em líquido, em cubos de açucar, em "microdots" (as famosas "micros") e em gelatina.

ECSTASY
Droga sintética cujo princípio activo é o MDMA. Habitualmente é vendido em comprimidos coloridos com um desenho gravado que os distingue (as pastilhas ou "rodas") mas também em pó. O MDMA foi sintetizado em 1912 e patenteado pela farmacêutica Merck em 1914.
Durante os anos 70 e no início dos anos 80 o MDMA foi usado como droga terapèutica, receitada pelos médicos.
Tornou-se uma droga ilegal em 1985. É a droga associado à cultura raver e da música de dança.

QUETAMINA
O hidroclorido de quetamina é um anestésico usado em veterinária. As suas propriedades anestésicas têm outra particularidade: produzem um efeito dissociativo. Vende-se em líquido para ser transformada em pó que pode ser cheirado ou injectado. Foi sintetizada em 1962 enquanto se procurava uma altarnativa ao PCP (o famoso pó de anjo) .

SITES A VISITAR
www.drogas.pt
www.terravista.pt/meco/1185
www.emcdda.eu.int
www.erowid.org

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Grande és bué maluco

12:16 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us